De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai apoia evento de inauguração da Casa das Parteiras e Benzedeiras Potiguara na Paraíba

27/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou a inauguração da Casa das Parteiras e Benzedeiras Potiguara, evento organizado pela Associação das Parteiras Indígenas da Paraíba. A abertura ocorreu no dia 15 de março na aldeia Forte, na Terra Indígena Potiguara, localizada no município de Baía da Traição (PB). O apoio da Funai se deu a partir da Coordenação Regional de João Pessoa (CR-JPA) e das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) Baía da Traição e Conde.

A programação do evento iniciou com o ritual tradicional Toré, conduzido pelas mulheres presentes com a finalidade de celebrar a própria força e a ancestralidade. Ao término do rito, houve um diálogo com parteiras antigas de diversas aldeias. O coordenador da Funai em João Pessoa, Eugênio Herculano de Arruda, e Valda Faustino Gomes, da CTL da Baía da Traição, participaram da mesa.

Na conversa, as parteiras recordaram histórias da atividade e compartilharam experiências, dificuldades e a importância desse ofício para a comunidade Potiguara. Na avaliação delas, a valorização dos saberes e das tradições do seu povo é condição necessária para manter viva a cultura indígena das mulheres Potiguara e os conhecimentos ancestrais, além de fortalecer a comunidade indígena.

Para as parteiras, a inauguração do espaço é a concretização de um sonho. Diversas homenagens foram realizadas, como o tributo à Mãe Grossa feito pelo cacique-geral Sandro Potiguara. Como contribuição às honrarias, as crianças carregaram fotografias de suas antepassadas parteiras, benzedeiras e rezadeiras.

A segunda mesa do evento contou a participação de representantes do Ministério da Saúde; Secretaria de Estado da Igualdade Racial; Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Conselho Indigenista Missionário da Paraíba (Cimi-PB); Prefeitura Municipal da Baía da Traição; Coletivo Apaîé de Jovens Potiguaras; Projeto Águas Potiguara; Memórias Potiguara; Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara da Paraíba (Amgip); e da liderança Capitão Potiguara.

Entre as idealizadoras do espaço e do evento de inauguração estão figuras proeminentes da comunidade, como Cida Potiguara; Iracy Cassiano, também conhecida como Dona Nanci e a primeira prefeita indígena do Brasil; Dona Penha, parteira atuante, da Aldeia Brejinho; Dona Pempa, da Aldeia Akajutibiró; Dona Nevinha; Dona Fátima, pajé e benzedeira; Dona Zita, da Aldeia Três Rios; Dona Mariinha, da Aldeia Laranjeira; e a benzedeira e professora Itajaciana Maximiano.

A construção da Casa das Parteiras dispôs de apoio financeiro do Instituto Elas e de uma vaquinha solidária. Ao longo da inauguração, houve um momento de lanche coletivo, exposição e comercialização de artesanatos e de comidas típicas.



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-apoia-evento-de-inauguracao-da-casa-das-parteiras-e-benzedeiras-potiguara-na-paraiba
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.