De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidades quilombolas têm mais de três mil casos de Covid-19 e 138 óbitos

30/07/2020

Autor: Renata Martins

Fonte: Rádio Agência Nacional - https://radioagencianacional.ebc.com.br/



Entre os quilombolas que vivem nas cerca de seis mil comunidades identificadas, já há confirmação de 3.467 casos da Covid-19 e 138 mortes em decorrência do coronavírus. Os dados são do Observatório da Covid-19 nos Quilombos, da CONAQ - a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, em parceria com o Instituto Socioambiental. Para Biko Rodrigues, Coordenador-executivo da CONAQ, com o avanço dos casos no interior do Brasil a situação tende a se agravar.



Rejane de Oliveira mora no quilombo de Maria Joaquina, área rural do município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Ela, as filhas e o pai foram infectados. Rejane perdeu a avó para a Covid-19. a Dona Uia, considerada uma das mais importantes figuras quilombolas do estado. Ela relata a dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Segundo Rejane, das 400 pessoas que vivem na comunidade, 35 tiveram sintomas da Covid-19, mas apenas seis conseguiram fazer o teste.


Para o coordenador-executivo da CONAQ, Biko Rodrigues, a pandemia escancarou a falta de acesso das comunidades quilombolas às políticas públicas. O quilombo Maria Joaquina ainda não é regularizado. Segundo Rejane, após a pandemia a comunidade se sente ainda mais vulnerável.

A crise do coronavírus paralisou as atividades econômicas dos quilombos, já que muitas comunidades trabalham com turismo, artesanato e agricultura e perderam a fonte de renda e com isso precisaram recorrer ao auxilio emergencial. Mas Biko destaque que o que parece comum, como um celular, é uma realidade distante para muitos quilombolas.


A Coordenação Nacional das Comunidades Rurais Quilombolas tenta derrubar, no Congresso Nacional, os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que estabelece ações para combater o avanço da Covid-19 entre indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais.


Segundo o coordenador executivo da Conaq, entre os temas priorizados, que devem retornar ao texto da lei, está o que prevê medidas como a visita de equipes multiprofissionais de saúde treinadas para enfrentamento do novo coronavírus.



O Ministério de Direito Humanos informou que está efetivando as ações para quilombolas por meio do Plano de Contingência para Pessoas Vulneráveis. O plano já distribuiu 289 mil cestas básicas a comunidades e povos tradicionais.


https://radioagencianacional.ebc.com.br/saude/audio/2020-07/comunidades-quilombolas-tem-mais-de-tres-mil-casos-de-covid-19-e-138-obitos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.