De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Jordão recebe presidente da Funai e índios da Aldeia Tekoa-Sapukai

04/08/2017

Fonte: Diário do Vale diariodovale.com.br



O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), recebeu na última quinta-feira (03), no Salão Nobre da Prefeitura de Angra, o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Franklinberg Ribeiro de Freitas, e o cacique Domingos, da Aldeia Tekoa-Sapukai. No começo da cerimônia ocorreu a exibição de um vídeo sobre o cotidiano dos índios Guaranis, seu modo de vida, cultura e as maiores dificuldades estruturais encontradas por eles na aldeia.

Logo depois o encontro foi marcado pela assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica para a criação do Centro Cultural Indígena e implantação do Plano de Gestão Ambiental e Territorial na aldeia Tekoa-Sapukai, entre o governo municipal e a Funai. O prefeito anunciou também que já estão liberados os recursos de uma emenda parlamentar de sua autoria, quando era deputado federal, de 2016, de R$ 243 mil, cujo programa prevê a implantação de atividades esportivas e culturais na Aldeia Tekoa-Sapukai.

O presidente da Funai recebeu de presente do Cacique Domingos alguns artesanatos dos índios e publicações sobre a história e cultura indígena em Tupi-Guarani.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa, detalhou os investimentos que serão feitos com a emenda parlamentar, dizendo que os índios Guaranis do Bracuí, vão ganhar um programa que vai estimular a prática de atividades físicas e de lazer, ao longo de 24 meses, dois anos.

- O valor de R$ 243 mil da emenda já está depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal, pois o convênio é com o banco, e os quatro primeiros meses do projeto serão de preparação e planejamento das atividades, e 20 meses colocando em prática as ações esportivas e culturais para os índios - detalhou o secretário Veníssius.

A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, participou do evento no Salão Nobre, assinou junto com o prefeito e com o presidente da Funai, o Protocolo de Cooperação Técnica para a criação do Centro Cultural Indígena, ela que foi uma das principais articuladoras da vinda de Franklinberg Ribeiro de Freitas à Angra, pois sua aproximação com a causa dos índios no município vem desde os tempos em que foi secretária de Ação Social, nos primeiros mandatos do prefeito Fernando Jordão.

- Nossos índios precisam de muita atenção e eles são sem dúvida uma de nossas prioridades na Secretaria. O trabalho que realizamos lá atrás com eles foi abandonado nos últimos anos e estamos buscando parcerias para retomar essa atenção ao povo Guarani da Aldeia Sapukai - comentou Célia Jordão.

O presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, o Peninha, que é amigo pessoal do presidente da Funai, foi quem, a pedido de Célia Jordão, viabilizou a agenda Franklinberg Ribeiro na cidade e em um trabalho conjunto com outras Secretarias, tem planejado a criação do Centro Cultural Indígena, pois a intenção e ter o espaço um caráter não só de sustentabilidade financeira para os índios, na venda de seus artesanatos, como também que o local se transforme em uma atração turística para o município.

O presidente da TurisAngra também assinou o Protocolo de Cooperação Técnica, assim como o secretário Executivo de Cultura e Patrimônio, João Willy, e o secretário Executivo de Meio Ambiente, Mário Reis. O vereador Marco Santo Antônio também participou do encontro. Após a cerimônia na sede da prefeitura, o presidente da Funai foi visitar, junto com um grupo de secretários, o local onde será instalado o Centro Cultural Indígena e também a Aldeia Tekoa-Sapukai.




http://diariodovale.com.br/politica/jordao-recebe-presidente-da-funai-e-indios-da-aldeia-tekoa-sapukai/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.