De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Incêndios são registrados em área próxima à terra indígena no Acre

05/08/2016

Autor: Adelcimar Carvalho

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Uma área, que fica perto da terra indígena dos Poyanawás em Mâncio Lima, no interior do Acre, foi monitorada, nesta quinta-feira (4), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e Fundação Nacional do Índio (Funai) por conta de focos de incêndios na região. O objetivo das equipes é investigar as consequências que o fogo pode ter causado para os índios.

O coordenador substituto da Funai na região, Jairo Lima, diz que uma série de ações de monitoramento e fiscalização estão sendo realizadas dentro das áreas indígenas.

"A equipe monitora os focos de incêndio e derrubada de madeiras. Nossa preocupação é porque sabemos que as terras indígenas daqui são cercadas de assentamentos e fazendas, então, qualquer incêndio pode se tornar incontrolável e chegar às terras dos índios", explica.

O gerente do Imac em Cruzeiro do Sul, Ygoor Neves, diz que a vistoria também visa evitar prejuízos aos indígenas.

"Um incêndio da semana passada esteve muito próximo das terras indígenas daquela região. A equipe verificou as consequências do acontecido na área e ao redor. Cabe a nós uma ação assídua e eficaz para que os povos indígenas não sejam prejudicados", destaca.

Ainda na quinta, a equipe retornou e, segundo Lima, não foi encontrado nada de incomum na área demarcada. "Até o momento, não temos registro de queimadas em terras indígenas. A equipe verificou toda a parte terrestre e não houve flagrante de nada. Não foi registrado nada do que não fosse esperado: muita poeira e queimada, mas o problema é a galera do entorno", finaliza.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/08/incendios-sao-registrados-em-area-proxima-terra-indigena-no-acre.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source