De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF questiona políticas públicas voltadas à educação indígena no Pará

09/08/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Com o objetivo de garantir os direitos dos indígenas no que diz respeito à educação, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará enviou um ofício na última segunda-feira (8) solicitando dados sobre as políticas públicas voltadas à educação indígena para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Seduc tem 30 dias para apresentar as respostas, a partir do recebimento do documento.

A Seduc confirmou ao G1 o recebimento do ofício e disse que vai prestar os devidos esclarecimentos solicitados ao MPF. A secretaria explica que atualmente tem 1.700 indígenas matriculados na rede pública estadual de ensino e conta com a Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (Ceeind), cuja coordenação tem a frente um integrante da etnia Kaiapó.

No total, são 20 questionamentos do MPF sobre a existência e a execução das políticas públicas. Entre eles se a categoria "escola indígena" consta oficialmente no sistema de ensino do Estado; se na secretaria existe estrutura organizacional específica para a modalidade "educação escolar indígena"; se foram ou estão sendo utilizados recursos destinados pela União para a educação escolar indígena.

Outros questionamentos são com relação aos cargos e planos de carreira para professores indígenas participarem do sistema de ensino; se a Seduc apoia ações de formação de professores indígenas. No ofício, o MPF cita ainda vários municípios paraenses e questiona se existem convênios de cooperação técnica entre estado e municípios para a oferta de educação escolar indígena.

Segundo o MPF, se a secretaria não responder ou se apresentar respostas consideradas incompletas, o MPF pode tomar as medidas que considerar cabíveis, incluindo recorrer à Justiça. Caso as respostas apresentadas apontem o descumprimento ou a execução deficiente ou irregular de políticas de educação indígena, o MPF requisitou à secretaria que desde já justifique os motivos das desconformidades e relate quais as medidas administrativas tomadas para sanar os problemas, além de apresentar o cronograma para a solução das pendências.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/08/mpf-questiona-politicas-publicas-voltadas-educacao-indigena-no-para.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.