De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Mostra "Fragmentos Xetá" é aberta

04/02/2010

Fonte: Bem Paraná (Curitiba - PR) - www.bemparana.com.br



Para abrir o calendário de exposições 2010 no Palacete dos Leões, o artista Silvio Rocha traz ao Casarão a mostra, composta por 20 telas pintadas a óleo, Fragmentos Xetá, que começa no dia quatro de fevereiro. A exposição é um registro da memória e cultura do povo Xetá, etnia já considerada extinta no Brasil.

Silvio Rocha é consciente e sensível quando trata de assuntos sociais. Em dois anos de pesquisa ouviu histórias sobre os Xetá e foi conquistado por elas. Nas décadas de 50 e 60, este povo habitava o noroeste do Paraná e estimava-se a existência de 2.000 índios.

Hoje, os Xetá resumem-se em apenas seis remanescentes.
Para o Produtor Cultural e Consultor do Projeto Marcelo Miguel, o artista é considerado um Homem da Terra.
Homem este "capaz de capturar formas e cores do mundo subvertê-las e transformá-las. O artista vai além em seu trabalho quando expõe suas angústias e toda sua aflição sobre o uso que o chamado homem civilizado deu e dá a esta terra quando retrata a história daqueles que eram desta terra e perderam a chance de desfrutá-la".

As telas pictóricas do artista são reflexos das características físicas do povo Xetá.
A cor vermelha está presente na maioria das obras, ressaltando assim o derramamento de sangue, destruição de florestas e mortes.
As figuras infantis trazem à obra um sentimento de esperança. Crianças que foram arrancadas da família e, que assim, salvaram a etnia da dizimação contribuindo para que o registro deste povo seja eterno perante a história.
A exposição Fragmentos Xetá já passou pelas cidades de Cianorte, Douradina, Guaíra, Iporã, Nova Olímpia, Tapejara, Umuarama e Campo Mourão.

Serviço
Fragmentos Xetá
Abertura: Hoje, às 19 horas
Exposição
De 05/02 a 11/03
Segunda a sexta-feira, 12h30 às 18h30
Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530/570 (com estacionamento) - Alto da Glória.
Informações: (41) 3219-8056.

http://www.bemparana.com.br/noticia/134558/mostra-fragmentos-xeta-e-aberta
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.