De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Índios Assurini deixam prédio da Celpa em Tucuruí, no Pará

25/02/2014

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Empresa disse que enviará representantes à aldeia no mês de março.
Indígenas ocuparam prédio da Celpa na manhã da última segunda-feira, 25.


Cerca de 30 índios da etnia Assurini, moradores da aldeia Trocará, no sudeste do Pará, deixaram o prédio da Centrais Elétricas do Pará (Celpa) no município de Tucuruí, no fim da tarde da última segunda-feira (24) após serem recebidos por representantes da concessionária de energia. A Celpa assegurou que no próximo dia 21 de março uma equipe será enviada à aldeia Trocará para conversar com representantes dos indígenas e esclarecer o que está sendo feito para fornecer energia firme ao local.

Os Assurini ocuparam a sede da concessionária no município, armados com arcos e flechas, na manhã da última segunda-feira, em protesto contra a falta de energia na aldeia, o que teria trazido prejuízos à comunidade, com a perda de parte dos alimentos armazenados, incluindo merenda escolar. Segundo o cacique Poraquê, eles teriam várias vezes tentado contato com o setor de manutenção da empresa, sem ter retorno.

Com a ocupação, o prédio da empresa foi fechado e o atendimento ao público, suspenso. Somente quem já estava dentro do prédio pode ser atendido. De acordo com a assessoria da Celpa, o atendimento ao público será normalizado nesta terça-feira (25).

Ainda segundo a concessionária, o fornecimento de energia elétrica na aldeia Trocará já foi normalizado. A interrupção do fornecimento foi detectada quando uma equipe de manutenção da empresa, que passava próximo à aldeia na segunda-feira, percebeu o problema. A Celpa nega que tenha recebido qualquer chamado dos indígenas relatando a falta de energia no local.

Para comunicar sobre interrupções de energia a empresa orienta a população a ligar para a central de atendimento no telefone 0800 091 0196.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/02/indios-assurini-deixam-predio-da-celpa-em-tucurui-no-para.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source