Notícias

Parque em Juquitiba ensina a preservar a natureza com ajuda de índios

16/10/2008

Autor: Camila Passos

Fonte: Folha Online - www1.folha.uol.com.br




Com um grande complexo de piscinas, o Fantasy Park tem atrativos que vão além das brincadeiras na água. O parque aquático fica na região de Juquitiba, em uma reserva de mata atlântica. Nessa localização privilegiada, também há espaço para o projeto Escola na Mata, que tem o objetivo de educar e entreter crianças. A programação é voltada à preservação do meio ambiente.

Em visitas organizadas ao local, alunos de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo podem participar de atividades educativas. Na programação estão temas como os ecossistemas brasileiros, a distribuição de recursos hídricos no planeta, a coleta seletiva, a reciclagem e a fauna e a flora da mata atlântica.

Até dezembro, quem passar por lá também poderá conhecer 33 índios representantes da nação Kuikuro, do Alto Xingu, em Mato Grosso --eles têm entre um e 38 anos de idade e ficarão no parque.

A tribo liderada pelo cacique Afukaká Kuikuro ensina aos estudantes seus hábitos e costumes. Ainda dá para visitar uma oca exatamente igual à da tribo em sua aldeia.

Os índios vieram a São Paulo com o objetivo de disseminar a cultura da nação Kuikuro. O cacique diz que é interessante a maneira como as crianças indígenas interagem com as da cidade. "Eles não conseguem conversar [as crianças indígenas falam a língua da tribo], mas brincam muito", diz. Fora das excursões estudantis, quem quiser visitar o local deve agendar um horário.

Fantasy Park
Onde: Na rod. Regis Bitencourt (BR-116), km 319, Juquitiba, tel. (0/xx/11) 4683-2083
Quando: Agendamentos pelos tels. (0/xx/11) 3501-0311 e 3746-6865
Quanto: Ingressos a partir de R$ 25
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Notícias relacionadas