From Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Empresa abandona trigo transgênico

12/05/2004

Fonte: O Globo, Ciência, p. 32



Empresa abandona trigo transgênico

A empresa de biotecnologia americana Monsanto anunciou ontem a suspensão de seu projeto para o desenvolvimento da primeira variedade de trigo transgênico. Segundo nota divulgada pela empresa, a decisão foi tomada depois de consultas a produtores e compradores do mercado interno e externo.

A empresa, no entanto, vinha sofrendo pressão de consumidores e ambientalistas. Especialistas em mercado haviam alertado a Monsanto de que tamanha resistência ao produto poderia provocar a redução no volume das exportações.

A Monsanto vinha desenvolvendo há seis anos o trigo Roundup Ready, modificado geneticamente para tolerar o herbicida Roundup, fabricado pela empresa. Somente para este ano fiscal o investimento previsto no projeto era de US$ 5 milhões.

Empresa não descarta retomada de projeto

A Monsanto anunciou ainda que continuará acompanhando as tendências para determinar "se e quando" seria propício retomar o projeto.

- Foram muitas coisas de uma vez só - justificou o porta-voz da Monsanto Chris Horner, citando o declínio das áreas de plantio e divergências entre os agricultores e compradores como fatores que pesaram na decisão. - Percebemos que não havia um consenso sobre o melhor caminho a seguir.

A empresa já comercializa com sucesso o milho e a soja Roundup Ready.

O Globo, 12/05/2004, Ciência, p. 32
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.