From Indigenous Peoples in Brazil

News

Luta indígena marca presença no Grito dos Excluídos

07/09/2021

Autor: Paula Brasileiro

Fonte: Leia Já - https://www.leiaja.com/



Nesta terça (7), a luta indígena também encontrou espaço no 27o Grito dos Excluídos, no Recife. Membros da Associação Indígena em Contexto Urbano marcaram presença no ato para pleitear pautas como o genocídio e o Marco Temporal.

Com pinturas tradicionais e cocares, indígenas da etnia Karaxuwanassu, se reuniram na praça do Derby, na Região Metropolitana do Recife, para acompanhar o ato. A cacica Valquíria Kyalonãn falou, em entrevista ao LeiaJá, sobre seu povo. "O povo é uma emergência étnica de vários povos, nós emergimos para pedir políticas públicas e para nos organizarmos dentro desse contexto urbano".

A cacica também falou sobre a urgência de lutar contra o Marco Temporal que pretende revisar a questão da demarcação de terras originárias. Vários povos estão na capital federal, para protestar contra o projeto de lei. "Nós estamos sendo usurpados em todos os nossos direitos conquistados por nossos antepassados. Agora, eles querem tirar o direito à nossa terra, nossa vida. A terra para nós não é a questão capitalista, é vida. Muitos que não puderam ir pra Brasília, se juntaram aqui ao Grito dos Excluídos e aos movimentos sociais, que muito nos ajudam, para que juntos possamos fazer esse enfrentamento".


Fonte: https://www.leiaja.com/politica/2021/09/07/luta-indigena-marca-presenca-no-grito-dos-excluidos/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source