From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ibama e CNJ firmam parceria inédita para desenvolvimento de ações voltadas à proteção do Meio Ambiente

20/10/2020

Autor: Assessoria de Comunicação do Ibama

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/pt-br



A ideia é fortalecer a união entre os poderes Judiciário e Executivo em políticas de preservação da biodiversidade, por meio de um trabalho conjunto entre as autoridades competentes.

Brasília (20/10/2020) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram, nesta terça-feira (20), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) inédito para o intercâmbio de informações e para o desenvolvimento de atividades voltadas à proteção do Meio Ambiente. A ideia é fortalecer a união entre os poderes Judiciário e Executivo em políticas de preservação da biodiversidade, por meio de um trabalho conjunto entre a autarquia e o Sistema de Justiça.

Na prática, esse termo servirá para integrar as técnicas do sensoriamento remoto e do monitoramento ambiental com as investigações judiciais. Ou seja, o intuito é criar um ambiente adequado para o apoio técnico, em especial no desenvolvimento de aplicações baseadas em sistemas aeroespaciais e documentais, que combatam atos ilícitos ambientais, atendendo, assim, as duas partes envolvidas.

"É com grande honra que o Ibama firma esta parceria. É importante frisar que este é um acordo de cooperação inédito entre a autarquia e o CNJ, que visa o aprimoramento e o combate a ilícitos ambientais, mediante troca de informações. Apoiar o Sistema de Justiça é fundamental, faz parte do bom relacionamento e da rede de proteção que as instituições devem ter. Esta parceria tende a dar bons frutos", disse o presidente do Ibama, Eduardo Bim.

Após assinar o termo, o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, também falou sobre a importância do acordo. Segundo o magistrado, a parceria trará diversos avanços e evitará retrocessos.

"Essa troca de dados é muito importante para que o CNJ formule suas sugestões de políticas públicas para quem tem oportunidade de realizá-las."

Entre os focos da parceria estão o avanço do combate as queimadas, ao desmatamento, as atividades clandestinas realizadas em área de preservação ambiental, e a atenção às populações indígenas e ribeirinhas diretamente atingidas por essas atividades ilegais.

Vale destacar, ainda, que o intuito desta cooperação entre as instituições é unir conhecimentos específicos indispensáveis para a formulação e implementação de medidas de preservação ambiental para as futuras gerações.



https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2020/ibama-e-cnj-firmam-parceria-inedita-para-desenvolvimento-de-acoes-voltadas-a-protecao-do-meio-ambiente
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source