From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conselho da APA Pouso Alto passa a receber indicações de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada

20/10/2020

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(Semad) - https://www.meioambient



Recebimento de novos nomes ocorre após publicação do Edital de Convocação que estabelece regras para a indicação de representantes. As instituições interessadas em compor o conselho deverão encaminhar ofícios ao e-mail do Conapa até dia 26 de outubro de 2020

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou, nesta segunda-feira (19/10), retificação de edital anteriormente publicado no último dia 29 de setembro, em suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE-GO), que estabelece regras para a indicação de representantes de Órgãos/Entidades Públicas e representantes da Sociedade Civil Organizada visando compor o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto (Conapa) para o biênio 2020/2022.

Clique aqui para ter acesso ao edital de 29 de setembro

Clique aqui para ter acesso a retificação do edital de 19 de outubro

Atualmente, a estrutura do conselho é composta por 47 nomes, sendo seis vagas para órgãos do Poder Público Estadual; quatro para entidades do Poder Público Federal; doze para órgãos públicos municipais; 17 para a sociedade civil de âmbito geral; duas para Ensino, Pesquisa e Extensão; e, por fim, seis vagas para Setor Ambiental.

As instituições interessadas em compor o conselho deverão encaminhar ofícios ao próprio Conapa, através do e-mail apadepousoalto.meioambiente@goias.gov.br, indicando os membros e/ou conselheiros, conforme orientações do Edital de Convocação no 001/2020, até dia 26 de outubro de 2020. Já no dia 5 de novembro de 2020, será realizada a 12ª Reunião Extraordinária do Conapa, por meio de um Webinar.

Histórico

O Conapa foi criado por meio do Decreto 5.500/2001 e posteriormente alterado pelo Decreto 9.035/2017, para propor as medidas necessárias para a execução do zoneamento da área protegida e definir as atividades e os incentivos permitidos em cada zona, bem como os restringidos ou proibidos.

O conselho também tem a responsabilidade de promover a integração dos municípios integrantes da APA com órgãos da administração pública estadual. Ele é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a sociedade.

Compete, ainda, ao Conapa propor à Semad a aplicação de medidas legais destinadas a impedir ou evitar o exercício de atividades causadoras de dano ambiental; desenvolver programas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável da região; e divulgar as medidas previstas para esclarecimento e orientação das entidades sobre a APA e suas finalidades.

https://www.meioambiente.go.gov.br/noticias/2062-conselho-da-apa-pouso-alto-passa-a-receber-indica%C3%A7%C3%B5es-de-representantes-de-%C3%B3rg%C3%A3os-p%C3%BAblicos-e-da-sociedade-civil-organizada.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source