From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo tem 99 militares comissionados na gestão socioambiental

22/10/2020

Fonte: Poder 360 - https://www.poder360.com.br



Governo tem 99 militares comissionados na gestão socioambiental
Levantamento da Abraji
Funai possui 33 fardados
Ibama vem em seguida, com 19

PODER360
22.out.2020 (quinta-feira) - 22h53
atualizado: 23.out.2020 (sexta-feira) - 7h15

O governo do presidente Jair Bolsonaro possui 99 militares em cargos comissionados em 9 órgãos federais responsáveis por políticas socioambientais. Os dados são de levantamento feito pelo projeto Achados e Pedidos para o Monitor de Dados Socioambientais, desenvolvido por Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Transparência Brasil e Fiquem Sabendo, com financiamento da Fundação Ford, divulgado nesta 5ª feira (22.out.2020).

O relatório foi produzido a partir de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação e verificados em portais da transparência e diários oficiais da União e dos Estados.

Foram questionados diretamente órgãos federais com atuação na área socioambiental, o Ministério da Economia e os Comandos das Forças Armadas.

Leia a lista completa dos nomes levantados pela Abraji. Entre outras informações, as tabelas contemplam o nome do servidor, órgão de origem e patente.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) é o órgão com o maior número de militares (33), seguido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com 19.

Segundo a pesquisa da Abraji, de todos os 99 vínculos identificados, apenas oito são de militares da ativa, sendo 2 licenciados. Em 1 caso não foi possível confirmar a situação na origem, se ativa ou inativa. Os demais são militares inativos, incluídos os que estão na reserva, aposentados ou reformados, que, juntos, representam 91% do total.

LEVANTAMENTO DO PODER360
Em junho, o Poder360 levantou informações sobre a presença de militares em todos os Poderes da República.

Dos 2.930 integrantes das Forças Armadas cedidos aos Três Poderes, 92,6% estavam em postos abertos no governo Jair Bolsonaro e 7,2%, no Judiciário. Só 1 trabalhava no Congresso (0,03%).

https://www.poder360.com.br/governo/governo-tem-99-militares-comissionados-na-gestao-socioambiental/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source