From Indigenous Peoples in Brazil

News

"Territórios Sustentáveis" entrega títulos de terra em comunidades sem regulação fundiária

19/10/2020

Autor: ASCOM

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - https://www.semas.pa.gov.br/



O Programa Territórios Sustentáveis chega em sua quarta fase a partir desta segunda-feira (19) com visitas nos municípios de Tucumã, São Félix do Xingu e Ourilândia. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) entregará títulos de terra em comunidades em parceria com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

"Estamos muito motivados com essa nova fase do Programa Territórios Sustentáveis, pois já é tempo de colher os frutos do excelente trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas do Governo do Estado no município de São Félix do Xingu", ressaltou Bruno Kono, presidente do Iterpa.

Só no mês de outubro, o Iterpa deve entregar 50 títulos de terra para comunidades que não tinham acesso à regularidade fundiária de suas terras, o que pode ser considerado um marco para o estado. "Trata-se de um feito histórico, pois antes de toda remodelagem e investimento no Iterpa pelo Governo do Pará, era inimaginável a regularização fundiária com rapidez, qualidade e segurança", observou Bruno Kono.

Na terceira fase do Programa Territórios Sustentáveis, em setembro, na região do Xingu, foram realizadas capacitações de técnicos do Estado para atendimento ao público, estreitamento de diálogo com comunidades rurais e a entrega de insumos para produtores do campo.

Mais sobre Programa Territórios Sustentáveis

O Territórios Sustentáveis é um programa do Governo do Pará, liderado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que por decreto institui políticas públicas pautadas no desenvolvimento com bases sustentáveis.

O programa objetiva a promoção e eficiência na produção pecuária e agroflorestal, respeitadas as vocações econômicas; a recuperação de áreas degradadas; e a conservação do capital natural.

https://www.semas.pa.gov.br/2020/10/19/territorios-sustentaveis-entrega-titulos-de-terra-em-comunidades-sem-regulacao-fundiaria/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source