From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conselho da Amazônia: Bolsonaro e Mourão excluíram governadores por temor de conflitos políticos

14/02/2020

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Conselho da Amazônia: Bolsonaro e Mourão excluíram governadores por temor de conflitos políticos

Aliados do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dizem que ele ficou "aliviado" com protagonismo do vice-presidente

BRASÍLIA - A exclusão dos governadores da região amazônica da composição do Conselho Nacional da Amazônia Legal foi uma medida pensada pelo governo Bolsonaro com o objetivo de evitar conflito político dentro do colegiado. Pesou na avaliação do presidente e de seu vice, Hamilton Mourão, o fato de a maioria dos governadores da área serem de perfil independente ou oposicionista, havendo apenas dois aliados do Planalto no grupo de um total de nove.


A preocupação era a de que as conversas poderiam ficar travadas por conta de conflitos partidários. Mourão deixou claro a aliados que os governadores serão ouvidos e participarão do debate. Mas a tendência é de que eles não façam mesmo parte do conselho. Esta semana, Bolsonaro transferiu o órgão do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência. Segundo aliados, a medida deixou o ministro Ricardo Salles "aliviado".

Durante o evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou ter esperança de que o governo irá dar "a devida resposta" aos que criticam a proteção da floresta. O presidente fez referência ao presidente da França, Emmanuel Macron, que no ano passado defendeu uma discussão sobre a "internacionalização" da Amazônia, em meio ao aumento de queimadas na floresta.

Ao assinar o decreto, Bolsonaro voltou a criticar a demarcação de terras indígenas, que chamou de "indústria":


- Hoje temos Roraima tomada e existe (demarcação) no Brasil todo. Deixo bem claro que ninguém é contra dar a devida proteção e terra aos nossos irmãos índios, mas, da forma como foi feito, e hoje em dia reflete 14% do território demarcado como terra indígena, é um tanto quanto abusivo.

O meio ambiente foi um dos principais focos de desgaste do primeiro ano de Bolsonaro, quando o desmatamento da floresta amazônica teve crescimento recorde de 29,5% em relação ao ano anterior.

O Globo, 14/02/2020

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/conselho-da-amazonia-bolsonaro-mourao-excluiram-governadores-por-temor-de-conflitos-politicos-24247728
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source