From Indigenous Peoples in Brazil

News

Em vídeo, Bolsonaro diz que "cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós"

23/01/2020

Autor: Daniele Bragança

Fonte: ((o))eco - http://www.oeco.org.br/



Em vídeo, Bolsonaro diz que "cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós"



Na noite desta quinta-feira (24), da Índia, o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), aproveitou sua semanal transmissão de recados via redes sociais para dizer que "cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós". O governo prepara há meses um projeto de lei para regulamentar a exploração de mineração em terras indígenas.

"Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui", disse.

Em companhia do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, Bolsonaro falava sobre a criação do Conselho da Amazônia, anunciado esta semana para coordenar ações de fiscalização e defesa na Amazônia. O Conselho será presidido pelo vice-presidente Mourão e deverá contar com uma Força Nacional Ambiental, nos moldes da Força Nacional.

"Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas", afirmou Bolsonaro.

No Twitter, o senador Fabiano Contarato (REDE-ES) chamou o comentário do Bolsonaro de racista. "Presidente tem a obrigação de oferecer a proteção do Estado aos indígenas! Mas, em vez disso, está estimulando ainda mais a que percam as suas terras para o agronegócio e a exploração de minérios. Sejamos resistência!", disse.

Assunto recorrente

Bolsonaro nunca escondeu o desejo em transformar terras indígenas em grandes fazendas produtivas e áreas de mineração. Já na eleição prometeu não demarcar nenhuma terra indígena. Eleito, tentou modificar a estrutura da política indigenista e, perdendo no Congresso, iniciou o esvaziamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em dezembro, Bolsonaro chegou a defender a criação de gado em Terras Indígenas para baixar o preço da carne.

Invasões dobram em 2019

Em setembro, o Conselho Indígena Missionário (Cimi) divulgou o relatório Violência Contra Povos Indígenas do Brasil, no qual informou o aumento não só de invasão de territórios indígenas, mas também da violência contra seus povos.

Embora o relatório do Cimi se debruce sobre o ano de 2018, dados parciais e preliminares do Cimi indica que até setembro de 2019, houve 153 casos de invasão em 19 estados brasileiros. Isto representa mais que o dobro de todo o ano de 2018, com a ocorrência de 76 terras indígenas invadidas em 13 estados.

https://www.oeco.org.br/noticias/em-video-bolsonaro-diz-que-cada-vez-mais-o-indio-e-um-ser-humano-igual-a-nos/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source