From Indigenous Peoples in Brazil

News

Descubra do que é feito o encontro em novo olhar sobre o conhecimento tradicional

13/12/2019

Fonte: Instituto Socioambiental - https://www.socioambiental.org



Acessível, mas sem perder a complexidade do tema, o livro de Nurit Bensusan, do ISA, será lançado dia 17/12, às 19h30, no Al Janiah, em São Paulo.

Bióloga, ecóloga e assessora do Programa de Políticas e Direitos Socioambientais do Instituto Socioambiental (ISA), Nurit Bensusan lança dia 17/12, em São Paulo, Do que é feito o encontro, livro editado pela IEB Mil Folhas e que traz uma nova proposta de escrita para o registro de sua pesquisa na Universidade de Brasília (UNB).

O estudo, que fala sobre as transformações das concepções de acesso ao conhecimento de povos indígenas e comunidades locais, é apresentado ao público sem abdicar da complexidade do tema, mas tampouco sem transformar o assunto em algo restrito a especialistas.

O resultado final reúne cinco ensaios. O primeiro é uma conversa sobre algumas das consequências de se chamar os conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais de conhecimento "tradicional".

Já o segundo trata dos efeitos que os avanços biotecnológicos possuem sobre esses conhecimentos. O terceiro, examina e problematiza alguns casos de acesso ao conhecimento medicinal e alimentar dos povos nativos.

Por sua vez, o quarto é uma visita dialogada ao Royal Museum, de Alberta (Canadá), onde, além das conversas, a autora compartilha algumas de suas reflexões sobre os temas apresentados. O museu trata da história da província de Alberta, inclusive da presença dos povos nativos do Canadá. Por fim, o último ensaio é uma carta ao líder indígena Ailton Krenak.

Na obra, "para além das reflexões acumuladas e buriladas ao longo dos anos de trabalho com esses temas", Nurit decidiu compartilhar "opiniões e angústias, com a esperança de abrir uma janela, nem que seja bem pequenina, para fora da nossa emparedada forma de viver". Do que é feito o encontro se une às outras três publicações lançadas pela autora: Labirinto: parques nacionais (2012), Meio Ambiente: e eu com isso? (2018) e Quanto dura um rinoceronte (2018).
Lançamento de "Do que é feito o encontro", por Nurit Bensusan

Al Janiah (Rua Rui Barbosa, 269 - Bela Vista, São Paulo).
17 de dezembro de 2019.
A partir das 19h30.




https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/descubra-do-que-e-feito-o-encontro-em-novo-olhar-sobre-o-conhecimento-tradicional?utm_source=isa&utm_medium=&utm_campaign=
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source