From Indigenous Peoples in Brazil

News

Unicamp aplica vestibular indígena 2020 para 1,6 mil candidatos neste domingo

01/12/2019

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Exame será realizado em seis municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. Universidade oferece 96 vagas nesta edição; veja as orientações.

A Unicamp aplica na tarde deste domingo (1) o vestibular indígena 2020 para 1.675 candidatos em Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A orientação da universidade é para que os candidatos cheguem aos locais de prova às 12h (horário local), uma vez que o exame começa às 13h. São oferecidas 96 vagas - veja abaixo distribuição.

O processo seletivo teve a 1ª edição no ano passado e visa aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural na instituição. Com fase única, o exame tem redação e 50 questões de múltipla escolha:

Linguagens e códigos: 14 perguntas;
Ciências da Natureza: 12;
Matemática: 12;
Ciências Humanas: 12;

A prova tem duração de cinco horas. Clique aqui e consulte local de aplicação do processo seletivo.

"Ficam desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de redação - de um total de 25", diz a comissão.

Cursos mais procurados

Enfermagem: 398 inscritos
Farmácia: 165
Pedagogia: 103
Nutrição: 95
Administração: 88
Educação Física: 82
Ciências Biológicas: 55
Administração Pública: 49
Educação Física (noturno): 47
Engenharia Elétrica: 46

Exigências

A Comvest destacou que os candidatos devem levar, no dia da prova, a via original da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena ou uma cópia, junto com original, do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), conforme edital disponível na página da própria universidade.

O que levar para a prova?

Documento de identidade original indicado na inscrição;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
Uso de bermudas e vestimentas leves

O que NÃO pode levar?

Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.

No vestibular anterior, a Unicamp ofereceu aos candidatos 72 vagas e recebeu 610 inscrições. A prova abordou temas como preconceito e modernização dos povos indígenas e agradou aos candidatos.

Calendário

Segundo a comissão organizadora (Comvest), a divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e a lista de espera serão publicados no site dela em 6 de janeiro de 2020.



https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/12/01/unicamp-aplica-vestibular-indigena-2020-para-16-mil-candidatos-neste-domingo.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source