From Indigenous Peoples in Brazil

News

Projeto que regulamenta mineração em terras indígenas está a caminho

07/11/2019

Fonte: OESP - https://brpolitico.com.br/noticias



Projeto que regulamenta mineração em terras indígenas está a caminho

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou, em entrevista ao Globo, que dentro de 15 dias o governo vai enviar ao Congresso uma proposta de mineração em terras indígenas. De acordo com o ministro, se trata de um texto que visa a "regulamentação" da atividade. "O que estamos querendo fazer, e vamos encaminhar nos próximos 15 dias, é a nossa proposta para o Congresso, de regulamentação. Estamos trabalhando para aperfeiçoar o marco legal na faixa de fronteira para atividades de mineração e criar ou dar estrutura à Agência Nacional de Mineração (ANM)", afirmou.
Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), há 4.332 requerimentos para exploração do subsolo em 214 das 735 áreas indígenas registrados na ANM. Os requerimentos envolvem a exploração de 66 substâncias, principalmente ouro. "Não é vontade do governo federal realizar mineração em terras indígenas; 14% do nosso território são classificados como terras indígenas. A Constituição já prevê essa atividade econômica nas terras indígenas, dependendo de regulamentação, que nunca foi feita. A sociedade brasileira está observando atividade ilegal de mineração, de agricultura, de extração de madeira ilegal. Nada agride mais o meio ambiente que atividade ilegal", avaliou o ministro. Como você leu no BRP, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já indicou que não vai pautar no plenário da Casa projetos que flexibilizem mineração em terra indígena ou permitam a ampliação da atuação de madeireiras na região amazônica.

https://brpolitico.com.br/noticias/projeto-que-regulamenta-mineracao-em-terras-indigenas-esta-a-caminho/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source