Noticias

Ações de controle da tuberculose no Alto Rio Negro são intensificadas pela Funasa

04/03/2010

Fonte: Globo Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=101468




SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM) - Um grupo de especialistas em Pneumologia Sanitária está realizando ações de intensificação em investigação da Tuberculose (TB) entre as populações indígenas da abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Negro, município de São Gabriel da Cachoeira ( distante a 858 km de Manaus).

Essa atividade está inserida no conjunto de atividades desenvolvidas pelo grupo técnico assessor da Área Técnica de Controle da Tuberculose do Departamento de Saúde Indígena (Desai), que objetiva contribuir para normatizar as ações de investigação conduzidas pelo grupo no âmbito dos Dsei considerados prioritários para o controle da TB.

Este protocolo tem a finalidade de identificar a prevalência de doenças respiratórias, com ênfase na detecção de casos de TB, nas comunidades indígenas brasileiras, e indicar o tratamento mais adequado (quimioterapia ou quimioprofilaxia).

A equipe de profissionais da Funasa e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz- RJ) composta por três médicos, dois enfermeiros, um biólogo, um técnico em Radiologia e um técnico em enfermagem se deslocou para a região do Polo Base de Iauareté, onde permanecerão até domingo (07).

Na região vivem cerca de quatro mil indígenas das etnias Tukano, Dessano, Hupda, Wanano, Yo-Hupda, Piratapuia e Cubeo. O Dsei Alto Rio Negro, unidade sanitária vinculada à Coordenação Regional da Funasa no Amazonas (Core/AM), com sede no município de São Gabriel da Cachoeira - AM é responsável pela execução dos serviços de atenção à saúde à 29.029 indígenas de 23 etnias diferentes. (JK)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.

Noticisa relacionadas