Noticias

Saúde indígena em Parintins está sob intervenção da Sesai

18/05/2011

Autor: Jonas Santos

Fonte: A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br




Coordenador do Dsei/Parintins, Salomão Marialva, teria pedido renúncia e órgão estava com atividades paralisadas

O Distrito Sanitário de Saúde Indígena (Dsei) de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) está sob intervenção a partir desta semana.

No lugar do coordenador anterior, Salomão Marialva, tomou posse no cargo a técnica Paula Cristina Rodrigues, do Departamento de Gestão da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ela veio de Brasília.

Não há informações oficiais sobre a intervenção. Paula Cristina Rodrigues não quis dar declarações à reportagem do portal.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena (Condisi), Nilton Makaxi, da etnia hixkaryana, Salomão Marialva e outros funcionários do Dsei teriam renunciado ao cargo em protesto contra uma possível nova ocupação da sede do Dsei por parte dos indígenas daquela região.

O próprio Makaxi, contudo, nega que esta ocupação estava sendo programada.

"Não havia nenhuma ameaça de ocupação. O coordenador e os demais funcionários da Sesai entregaram os cargos coletivamente, no início da
semana, e as atividades chegaram a ficar paralisadas", afirmou Makaxi, que comunicou o fato ao secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio
Alves.

O presidente do Condisi disse ainda que a interventora assumiu o cargo interinamente até que as lideranças indígenas indiquem o substituto de Salomão Marialva.

A interventora do Dsei/Parintins chegou acompanhada do assessor especial da Sesai, Valdenir França.

Na manhã desta quarta-feira (18), França seguiu visitar as instalações da Casa de Saúde Indígena (Casai), do município de Nhamundá, que também pertence à jurisdição de Parintins.

A reportagem tentou ouvir Salomão Marialva, mas as ligações para o aparelho celular dele caiam na caixa postal. Valdenir França também foi procurado, mas seus celulares estavam fora da área.

Sesai

Em nota enviada no início da noite desta quarta-feira (18), a assessoria de imprensa da Sesai diz não houve intervenção no Dsei/Parintins. Segundo a assessoria, desde a semana passada há uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena no Dsei para colaborar nas ações de gestão do DSEI, e fazer um diagnóstico situacional da gestão e da assistência local. Isto vem ocorrendoem outros Dseis do país.

A Sesai confirma que no último sábado (14), o chefe do Dsei/Parintins, Salomão Marialva, pediu demissão. A exoneração do cargo foi aceita pelo secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves. O secretário está tomando as providências para a substituição.

Quanto à nomeação/indicação de pessoas para ocupar cargos de gestão (chefia de Dsei), esta é uma atribuição exclusiva da presidenta da república, Dilma Roussef, que pode delegar a atribuição ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Saude-indigena-Parintins-intervencao-Sesai_0_482951946.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.

Noticisa relacionadas