News

Helicóptero João Donato resgata índia Manchineri de 92 anos

13/01/2010

Autor: Nonato de Souza

Fonte: Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/



Ela fraturou a perna em uma queda na aldeia Santa Rosa, em Assis Brasil

A tripulação do Helicóptero Comandante João Donato pousou às 14 horas desta quinta-feira, 13, no pátio do quartel do 7 BEC, procedente de Assis Brasil, onde estavam em missão de resgate.

A vítima, uma índia de 92 anos identificada por Maria Paula Manchineri, apresentava fratura no fêmur provocada pela queda de uma rede. O acidente doméstico aconteceu na segunda-feira, 10, na Aldeia Santa Rosa, distante duas horas de barco na comunidade Acuriã, localizada a 50 quilômetros de Assis Brasil, na fronteira com o Peru.

Na missão, veio como acompanhante Luzinete Gonçalves Manchineri, nora da vítima. Ela disse que a sogra estava sem assistência médica desde o dia do acidente, pela dificuldade de comunicação e transporte. O filho de Maria Paula viajou duas horas de barco até a comunidade Acuriã, de onde pediu ajuda ao escritório local da Funai, que entrou em contato com o Samu em Rio Branco.

Luzinete não conseguia esconder o contentamento com o atendimento de enfermeiros do Samu e a tripulação do helicóptero. "Eles foram atenciosos e muitos prestativos. Não tenho do que reclamar, só agradecer a todos. A viagem foi tranquila, embora eu estivesse apavorada porque nunca em minha vida havia sequer entrado num helicóptero."

Segundo o coordenador de Operações do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer/AC), Major Negreiros, essa é a 16ª missão de resgate do helicóptero João Donato desde setembro do ano passado, quando entrou em operação para atender vítimas de um acidente rodoviário em Manuel Urbano.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14638&Itemid=26
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news