Notícias

Hexkaryanos avançam na comercialização da castanha

29/11/2010

Autor: Valdete Araújo

Fonte: Manaus online - http://www.manausonline.com/



Aproximadamente mil indígenas do povo Hexkaryano que vivem nas aldeias do município de Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus) começam a ser beneficiados com o projeto Extrativismo e Comercialização da Castanha e Óleos Vegetais da Terra Indígena Kassawá, no valor de R$ 145,4 mil. Nove aldeias passam a superar problemas relacionados à geração de renda, transporte e comercialização dos produtos, por meio de Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI) - financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado, em parceria, com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

O projeto tem a finalidade de fazer com que a riqueza natural na terra indígena Kassawá se transforme em benefício justo para as aldeias locais, com capacitações adequadas aos produtores de castanha e de óleos vegetais. Esta capacitação será realizada por meio de cursos de boas práticas de manejo da castanha e cursos na extração e armazenamento de óleos de copaíba, com acompanhamento da Seind.

Além disso, serão construídos nas aldeias quatro galpões para a secagem e armazenamento de castanha e óleos e quatro casas de armazenamento de óleos.

De acordo com o chefe do departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Neves a compra da produção dos produtos será viabilizada por meio do programa de compra antecipada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o Programa de garantia do preço mínimo. "A comercialização dos produtos estocados será feita durante o período da entresafra quando o valor da produção estará elevado", observa.

Para Cristiano, a expectativa do projeto é que sejam comercializadas 15 mil latas de castanha, e a renda seja aproximada a R$ 330 mil que serão investidos em benefícios para a população indígena local. "A realização do projeto tem o apoio técnico da Seind em todas as etapas, desde as prestações de conta e capacitações, à construção dos galpões", finaliza.

Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind)

http://www.manausonline.com/noticias.asp?ID=4688
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Notícias relacionadas