Noticias

Hexkaryanos avançam na comercialização da castanha

29/11/2010

Autor: Valdete Araújo

Fonte: Manaus online - http://www.manausonline.com/



Aproximadamente mil indígenas do povo Hexkaryano que vivem nas aldeias do município de Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus) começam a ser beneficiados com o projeto Extrativismo e Comercialização da Castanha e Óleos Vegetais da Terra Indígena Kassawá, no valor de R$ 145,4 mil. Nove aldeias passam a superar problemas relacionados à geração de renda, transporte e comercialização dos produtos, por meio de Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI) - financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado, em parceria, com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

O projeto tem a finalidade de fazer com que a riqueza natural na terra indígena Kassawá se transforme em benefício justo para as aldeias locais, com capacitações adequadas aos produtores de castanha e de óleos vegetais. Esta capacitação será realizada por meio de cursos de boas práticas de manejo da castanha e cursos na extração e armazenamento de óleos de copaíba, com acompanhamento da Seind.

Além disso, serão construídos nas aldeias quatro galpões para a secagem e armazenamento de castanha e óleos e quatro casas de armazenamento de óleos.

De acordo com o chefe do departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Neves a compra da produção dos produtos será viabilizada por meio do programa de compra antecipada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o Programa de garantia do preço mínimo. "A comercialização dos produtos estocados será feita durante o período da entresafra quando o valor da produção estará elevado", observa.

Para Cristiano, a expectativa do projeto é que sejam comercializadas 15 mil latas de castanha, e a renda seja aproximada a R$ 330 mil que serão investidos em benefícios para a população indígena local. "A realização do projeto tem o apoio técnico da Seind em todas as etapas, desde as prestações de conta e capacitações, à construção dos galpões", finaliza.

Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind)

http://www.manausonline.com/noticias.asp?ID=4688
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.

Noticisa relacionadas