News

Indígenas de SC, PR e RS fazem festa para inauguração da Funai em São José/SC

30/09/2010

Fonte: Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com/




O presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira, inaugurou neta quarta-feira (29) a Coordenação Regional (CR) do Litoral Sul, criada pelo Decreto n 7.056, de 29 de dezembro de 2009. A instalação desta unidade garante a presença da Funai em 29 Terras Indígenas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Localizada no município de São José/SC, na região metropolitana da Florianópolis, a CR atende 51 comunidades das etnias Guarani, Xokleng e Kaingang, que somam aproximadamente seis mil indígenas, na maioria Guarani.

A CR Litoral Sul, além de desenvolver ações de promoção social, proteção territorial e projetos de etnodesenvolvimento nas aldeias, com o apoio de seis Coordenações Técnicas Locais (CTL), ainda presta atendimento à população indígena urbana, fato que se tornou possível em função do processo de reestruturação da Funai. As CTLs, que atuam efetivamente nas aldeias, estão distribuídas nas cidades de Paranaguá/PR, Joinville/SC, José Boiteux/SC, Palhoça/SC, Porto Alegre/RS e Osório/RS.

As atividades das CTLs receberão suporte político e administrativo da Coordenação Regional, entretanto, o planejamento das ações passa obrigatoriamente pela consulta às lideranças indígenas, de forma organizada no Comitê Regional, vinculado à CR, de acordo com o Decreto Presidencial. No Comitê, indígenas e servidores, em igual número, discutem as prioridades para a execução das políticas públicas e a articulação de ações com outros órgãos dos governos federal, estadual e municipal. A instância recém-criada deverá dialogar com a Comissão Nacional de Política Indigenista, que reúne representantes indígenas de todo o Brasil e membros de nove ministérios que possuem ações direcionadas para essa segmento da população, além da Casa Civil, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Para celebrar a inauguração da unidade da Funai em São José, indígenas dos três estados do sul do país estiveram presentes no evento, para participar da cerimônia e realizar a benção com seus cantos, ritos e danças. Houve apresentação de canto e dança Xokleng e do coral Guarani. A Coordenação Regional Litoral Sudeste está localizada na Rua Margarida de Abreu 395, esquina com a Rua Castelo Branco.

http://blogdafunai.blogspot.com/2010/09/indigenas-de-sc-pr-e-rs-fazem-festa.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news