News

Ordenamento territorial é tema de seminário indígena

05/06/2010

Fonte: Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/



O ordenamento territorial é um componente fundamental para a conservação da biodiversidade do Estado do Pará. Baseado nesta perspectiva, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) irá realizar, de 7 a 9 de junho, o Seminário Situação Socioambiental em Terras Indígenas do Pará, com o tema Desafios para a Elaboração de Políticas de Gestão Territorial e Ambiental.

O seminário é resultado do projeto Conservação da Biodiversidade em Terras Indígenas do Pará, coordenado pela Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) da Sema, realizado em parceria com povos indígenas. O projeto busca elaborar diretrizes, ações científicas, técnicas e políticas para conservação e uso sustentável da biodiversidade nas terras indígenas do Estado.

Durante a programação serão organizados grupos de trabalho que irão fazer um levantamento da situação socioambiental dos territórios pertencentes a culturas indígenas paraenses. É uma forma de sugerir insumos para o Programa de Gestão Ambiental e Territorial nas Terras Indígenas.

Os painéis temáticos irão trazer a apresentação de experiências consolidadas de gestão territorial e ambiental que foram executadas com sucesso em várias outras terras indígenas do país, assim como as Diretrizes da Construção da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas; o papel e a atuação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) na Gestão Ambiental e Territorial; e o papel das Associações Indígenas na Gestão Ambiental e Territorial.

Um dos propósitos do encontro é reunir e publicar as informações dos relatórios de várias instituições que trabalham com povos indígenas e as experiências de uso sustentável dos recursos naturais nas terras onde vivem esses povos. As informações colhidas durante o seminário serão usadas para subsidiar a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

No evento, estarão presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Aníbal Picanço, o presidente da Funai, Márcio Meira, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Coordenadoria de Povos Indígenas do Governo, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e do Fórum dos Povos Indígenas do Pará.

Na ocasião da solenidade de abertura do seminário, a Sema assinará um convênio técnico- financeiro com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé/Associação dos Povos Indígenas do Mapuera e Equipe de Conservação da Amazônia. O convênio irá subsidiar os trabalhos de etnozoneamento das terras indígenas Trombetas Mapuera, Nhamundá Mapuera e áreas indígenas localizadas na Flota Trombetas, que visa a gestão integrada de áreas protegidas da Calha Norte do Estado, e a consolidação do maior corredor de biodiversidade do planeta.

Ascom - Sema

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=64417
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news