News

Nota da Polícia Federal sobre a apreensão de diamantes em Cacoal/RO

20/05/2010

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



A Polícia Federal em Rondônia apreendeu na tarde de sexta-feira, 14/05, 460 pedras de diamantes, equivalente a 258 quilates, na cidade de Cacoal/RO.

Integrantes da Operação Roosevelt receberam denúncia de que dois homens em um veículo Gol, de cor preta, estariam negociando diamantes no município de Cacoal/RO.

Equipes policiais diligenciaram na cidade e lograram êxito em localizar o veículo na região central. No momento da revista pessoal foram encontrados os diamantes em poder de PAULO FERREIRA BORGES, que encontava-se acompanhado de UBIRATANIO LOPES MENDONÇA. De imediato já confessaram que estavam em poder das pedras para negociá-las com possíveis compradores. Neste momento foi dado voz de prisão a ambos.

Os diamantes ora apreendidos tinham sido adquiridos na cidade de Espigão D'Oeste/RO e seriam oriundos do Garimpo Lajes, situado no interior da Reserva Indígena Roosevelt. As pedras estariam sendo negociados na cidade de Cacoal por aproximadamente R$ 300.000,00 (Trezentos mil reias).

O veículo e seus ocupantes foram conduzidos até a Base Central da Operação Roosevelt, em Pimenta Bueno/RO, onde o flagrante foi lavrado. Outras pessoas poderão ser indiciadas com a continuidade das investigações no decorrer do Inquérito Policial.

As pedras apreendidas foram encaminhadas para perícia na Superintendência de Polícia Federal em Porto Velho/RO.

Esta foi a 2ª maior apreensão de diamantes na Operação Roosevelt, que já apreendeu aproximadamente 3.000 quilates em diamantes desde a sua criação, através do Decreto Presidencial de 17/09/2004, exercendo, diuturnamente, fiscalização fixa nos acessos de entrada/saída e fiscalização móvel nas vias vicinais da Terra Indígena Roosevelt, adotando medidas necessárias e cabíveis para coibir toda e qualquer exploração ilegal de minérios.

A Operação Roosevelt conta com o apoio da população, 24 hs, através do recebimento de denúncias nos telefones (69) 3451-9631 e (69) 3451-9632

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/maio/un2010_02.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news