Notícias

Nota da Polícia Federal sobre a apreensão de diamantes em Cacoal/RO

20/05/2010

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



A Polícia Federal em Rondônia apreendeu na tarde de sexta-feira, 14/05, 460 pedras de diamantes, equivalente a 258 quilates, na cidade de Cacoal/RO.

Integrantes da Operação Roosevelt receberam denúncia de que dois homens em um veículo Gol, de cor preta, estariam negociando diamantes no município de Cacoal/RO.

Equipes policiais diligenciaram na cidade e lograram êxito em localizar o veículo na região central. No momento da revista pessoal foram encontrados os diamantes em poder de PAULO FERREIRA BORGES, que encontava-se acompanhado de UBIRATANIO LOPES MENDONÇA. De imediato já confessaram que estavam em poder das pedras para negociá-las com possíveis compradores. Neste momento foi dado voz de prisão a ambos.

Os diamantes ora apreendidos tinham sido adquiridos na cidade de Espigão D'Oeste/RO e seriam oriundos do Garimpo Lajes, situado no interior da Reserva Indígena Roosevelt. As pedras estariam sendo negociados na cidade de Cacoal por aproximadamente R$ 300.000,00 (Trezentos mil reias).

O veículo e seus ocupantes foram conduzidos até a Base Central da Operação Roosevelt, em Pimenta Bueno/RO, onde o flagrante foi lavrado. Outras pessoas poderão ser indiciadas com a continuidade das investigações no decorrer do Inquérito Policial.

As pedras apreendidas foram encaminhadas para perícia na Superintendência de Polícia Federal em Porto Velho/RO.

Esta foi a 2ª maior apreensão de diamantes na Operação Roosevelt, que já apreendeu aproximadamente 3.000 quilates em diamantes desde a sua criação, através do Decreto Presidencial de 17/09/2004, exercendo, diuturnamente, fiscalização fixa nos acessos de entrada/saída e fiscalização móvel nas vias vicinais da Terra Indígena Roosevelt, adotando medidas necessárias e cabíveis para coibir toda e qualquer exploração ilegal de minérios.

A Operação Roosevelt conta com o apoio da população, 24 hs, através do recebimento de denúncias nos telefones (69) 3451-9631 e (69) 3451-9632

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/maio/un2010_02.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Notícias relacionadas