News

OAB/MS realiza Semana do Índio com debates e palestras

08/04/2010

Fonte: MS Notícias - http://www.msnoticias.com.br/



A Comissão Especial de Assuntos Indígenas (CEAI) da Ordem do Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, realizará de 14 a 16 de abril, a Semana do Índio. O tema será abordado por especialistas através de debates e palestras. A solenidade de abertura está marcada para as 19h, no auditório da OAB/MS.

Segundo Sâmia Roges Jordy Barbieri, presidente da Comissão, a questão indígena é muito ampla e tem que ser discutida com aprofundamento e responsabilidade. "Mato Grosso do Sul é o segundo estado da Federação com a maior população indígena. Não podemos deixar de lado os habitantes originários de nossa terra. Temos questões prementes a serem resolvidas e uma delas é a demarcação das áreas indígenas".

A presidente da CEAI quer aproveitar a oportunidade da Semana do Índio, quando a sociedade está mais aberta e sensibilizada para as questões indígenas, para ressaltar a importância do diálogo entre as populações indígenas e os demais setores. "A principal missão dessa Comissão Especial é ouvir os indígenas e buscar meios para fazer a conciliação dos mesmos junto à sociedade", afirma Sâmia.


Confira a programação:
No dia 14 de abril, às 19h, acontece a palestra "A experiência de Ailton Krenak". Ailton participou da fundação da União das Nações Indígenas (UNI) e do movimento Aliança dos Povos da Floresta. Atualmente é assessor especial de Assuntos Indígenas do governo de Minas Gerais.

Já no dia 15, estão programadas as palestras "Os Conhecimentos Tradicionais e a Cultura Indígena" e "O Direito Indígena em Nosso Estado", que serão proferidas, respectivamente por Marcos Terena, escritor, pensador e comunicador indígena e por um representante da Procuradoria Gral da República.

No último dia de comemoração (16), às 16h30 será feita a exibição do filme Terra Vermelha e, em seguida, acontece uma mesa redonda com a Comissão Especial de Assuntos Indígenas. As 19h haverá palestra sobre "Antropologia Indígena e o Reconhecimento da Cultura Indígena" com o antropólogo, professor e pesquisador da UFMS, Antônio Hilário Aguilera Urquiza e Edna Guarani. Para encerrar, será servido um coquetel típico da culinária indígena.

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=37163
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source