News

Última etapa da Conferencia Regional de Educação Escolar Indígena é realizada no Acre

31/08/2009

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



Os povos indígenas do Acre e sudoeste do Amazonas realizaram a I Conferencia Regional de Educação Escolar Indígena, no município de Plácido de Castro/AC, durante os dias 23 a 27 de agosto de 2009. "Uma conferência com grandes discussões para nós professores, fortalece o nosso conhecimento", destacou o professor José Luiz Poyanawá.

No decorrer do evento foram apresentadas, pelas lideranças e professores indígenas, mesas debatedoras e discursivas sobre a Territorialidade e Autonomia; Práticas Pedagógicas; Políticas, Gestão e Financiamento; Participação e Controle Social e Diretrizes para a Educação Escolar Indígena.

O coordenador do departamento de Educação Escolar Indígena do MEC, Gersem dos Santos, indígena da etnia Baniwa, ressaltou a importância da educação nos dias de hoje. "A educação é a nossa arma, é o principal instrumento para a conquista dos direitos dos povos indígenas", enfatizou .

O professor Germano Paumari lembrou que os povos indígenas observam o mundo de uma forma diferenciada. "Quando nascemos já fazemos uma leitura do mundo, temos uma cultura e organização social diferente da sociedade envolvente, por isso devemos criar o nosso próprio calendário" e o professor Isac Ashaninka, reunindo idéias em torno da garantia de uma educação diferenciada completa: "os velhos tem todo conhecimento, eles viveram e desenvolveram várias ciências" .

O evento trouxe professores e lideranças indígenas de 21 etnias diferentes entre elas: Shawãdawa, Paumari, Apolima, Katukina, Nawa, Puyanawa, Madija, Jaminawa, Shanenawa, Nukini, Kulina, Jaminawa, Ashaninka, Machineri , Yawanawa, Deni. Kanamari, Jamamadi, Apurinã, Kaxinawa e Kuntanawa.

Essa foi a última etapa das conferências regionais, a próxima será a Conferência Nacional, cuja data ainda será definida, em função de adiamento por causa da Gripe A. Essas são antigas reivindicações dos povos indígenas, para proporcionar a reflexão com maior profundidade e elaborar um documento com a ampla participação das comunidades indígenas, para que se realizem programas e políticas de educação escolar indígena.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news