Notícias

Última etapa da Conferencia Regional de Educação Escolar Indígena é realizada no Acre

31/08/2009

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



Os povos indígenas do Acre e sudoeste do Amazonas realizaram a I Conferencia Regional de Educação Escolar Indígena, no município de Plácido de Castro/AC, durante os dias 23 a 27 de agosto de 2009. "Uma conferência com grandes discussões para nós professores, fortalece o nosso conhecimento", destacou o professor José Luiz Poyanawá.

No decorrer do evento foram apresentadas, pelas lideranças e professores indígenas, mesas debatedoras e discursivas sobre a Territorialidade e Autonomia; Práticas Pedagógicas; Políticas, Gestão e Financiamento; Participação e Controle Social e Diretrizes para a Educação Escolar Indígena.

O coordenador do departamento de Educação Escolar Indígena do MEC, Gersem dos Santos, indígena da etnia Baniwa, ressaltou a importância da educação nos dias de hoje. "A educação é a nossa arma, é o principal instrumento para a conquista dos direitos dos povos indígenas", enfatizou .

O professor Germano Paumari lembrou que os povos indígenas observam o mundo de uma forma diferenciada. "Quando nascemos já fazemos uma leitura do mundo, temos uma cultura e organização social diferente da sociedade envolvente, por isso devemos criar o nosso próprio calendário" e o professor Isac Ashaninka, reunindo idéias em torno da garantia de uma educação diferenciada completa: "os velhos tem todo conhecimento, eles viveram e desenvolveram várias ciências" .

O evento trouxe professores e lideranças indígenas de 21 etnias diferentes entre elas: Shawãdawa, Paumari, Apolima, Katukina, Nawa, Puyanawa, Madija, Jaminawa, Shanenawa, Nukini, Kulina, Jaminawa, Ashaninka, Machineri , Yawanawa, Deni. Kanamari, Jamamadi, Apurinã, Kaxinawa e Kuntanawa.

Essa foi a última etapa das conferências regionais, a próxima será a Conferência Nacional, cuja data ainda será definida, em função de adiamento por causa da Gripe A. Essas são antigas reivindicações dos povos indígenas, para proporcionar a reflexão com maior profundidade e elaborar um documento com a ampla participação das comunidades indígenas, para que se realizem programas e políticas de educação escolar indígena.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Notícias relacionadas