News

Belo Monte: consórcio fará proposta na quinta

26/06/2012

Fonte: O Globo, Economia, p. 23



Belo Monte: consórcio fará proposta na quinta
Índios ocupam canteiro de obras e reclamam do não cumprimento de exigências ambientais

Danilo Fariello
danilo.fariello@bsb.oglobo.com.br

BRASÍLIA. O grupo Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, no Pará, levará na quinta-feira uma resposta à pauta de reivindicações do grupo de índios que tomou conta de parte dos canteiros de obras. A ocupação ocorreu na última sexta-feira, mas as demandas somente chegaram ao consórcio no domingo. Os construtores tentaram na Justiça conseguir a desocupação, mas não tiveram sucesso em obter uma liminar durante o fim de semana.
Juíza vê risco em desocupação forçada
Mais de cem índios das etnias Arara, Xikrin e Juruna invadiram o Sítio Pimental, um dos cinco onde estavam trabalhando cerca de 1.600 funcionários do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM). Este tem, atualmente, cerca de 10 mil trabalhadores na região. Desde a noite de quinta-feira não se trabalha no sítio. Os índios reclamam do não cumprimento das condicionantes ambientais da obra.
O CCBM entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse, mas foi negado pela Justiça do Pará, por medo de implicações mais violentas. Em sua decisão, a juíza federal substituta Priscilla Pinto de Azevedo destacou, ao indeferir o pedido, que haveria "explosivos armazenados em um paiol no Sítio Pimental, localizado a curta distância do local ocupado pelos indígenas". Por isso, argumentou a juíza, determinar a desocupação forçada "pode representar risco de morte para os índios e para os profissionais que participariam do cumprimento da decisão".
A juíza convocou a Fundação Nacional do Índio (Funai) para intermediar um acordo. Ela determinou que a agência se manifeste até hoje, apresentando uma "tentativa de uma desocupação pacífica".

O Globo, 26/06/2012, Economia, p. 23
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news