News

Funai realiza evento paralelo durante a Rio+20

11/06/2012

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



A Fundação Nacional do Índio (Funai) preparou uma programação paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorre no período de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar na pauta do evento o tema da gestão territorial e ambiental, com foco na sustentabilidade dos povos indígenas.

Os eventos da Funai acontecem nos dias 14, 15, 19 e 21/6 (ver programação), no Museu do Índio, localizado em Botafogo. Durante a abertura, no dia 14, às 9h, será apresentado o processo de construção da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), cujo decreto foi assinado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, em 5/6, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Contará ainda com o lançamento do livro Diálogos entre Estado e povos Indígenas no Brasil: a participação indígena no processo de construção da PNGATI, que reúne as experiências acumuladas entre 2008 e 2010 que subsidiaram a construção da política. O evento contará com a presença da presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo.

Durante a programação paralela, também serão discutidas questões sobre etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas, visando fomentar o debate sobre alternativas que garantam, a estas populações, maior qualidade na alimentação e mecanismos de autossustentabilidade de suas terras a partir das especificidades de cada etnia.

Os outros temas relativos à gestão territorial e ambiental que serão tratados abordam 1) os programas de compensação socioambiental na visão dos povos indígenas Waimiri-Atroari e Tapeba e 2) a política de proteção de terras indígenas. O encerramento acontece no dia 21/6 com uma mesa de diálogos focando as terras indígenas Marãiwatsédé/MT e Cachoeira Seca/PA.

A programação paralela da Funai inclui uma exposição durante todo o período do evento. Haverá serviço gratuito de ônibus, diariamente, entre os locais oficiais da Rio+20 para o Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.


Portal Gestão Ambiental

No evento paralelo da Funai na Rio + 20, haverá o lançamento do Portal Gestão Territorial de Terras Indígenas. O objetivo é tornar acessível, de forma dinâmica e interativa, um conjunto diverso de informações sobre o tema da gestão ambiental e territoriala fim de que povos e organizações indígenas e indigenistas, agentes de governo e sociedade civil possam consultá-las.

Entre as informações a serem disponibilizadas no site, estão: legislação relacionada ao tema; calendário de reuniões e eventos; documentos de governo e organizações indígenas e indigenistas abertos ao público; catálogo de experiências e iniciativas; descrição dos instrumentos de gestão ambiental e territorial; publicações; notícias; registros fotográficos e multimídias relevantes.

O portal ficará hospedado no site da Funai: www.funai.gov.br



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/06_jun/20120608_06.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news