Noticias

TAMÎ'KAN - Aula inaugural será na próxima segunda-feira

03/03/2012

Fonte: Roraima Hoje - http://www.roraimahoje.com.br/



Na próxima segunda-feira (05), será realizada no Auditório da Escola Estadual Barão de Parima a partir das 9 horas, a Aula Inaugural do Curso Magistério Indígena Tamî'kan. O evento contará com a presença do governador José de Anchieta e da secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues.

Na programação da Aula Inaugural, haverá apresentação do cantor Neuber Uchôa. O consultor do Sebrae e professor da Escola Estadual São Vicente, Jean Brustolin, também participará do encontro ministrando uma palestra motivacional com o tema "O que é sorte".

No total, 105 professores indígenas participarão das aulas da 7ª e 8ª etapas do Curso Magistério Indígena Tamî'kan, as aulas serão ministradas das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Os professores serão distribuídos em quatro turmas. As aulas seguem até o dia 10 de abril.

Os docentes que participam desta etapa atuam em instituições de ensino localizadas na Região das Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, São Marcos, Wai-Wai e Serra da Lua, e pertencem as etnias Macuxi, Wapichana, Wai-wai, Ingaricó e Yekuana.

"A principal intenção do Projeto Tamî'kan é a melhoria da qualidade de ensino dos professores que já estão inseridos no sistema e desta forma, contribuir para a melhoria da educação", destacou Simone Rodrigues, Diretora do CEFORR.

Durante o curso, são ministradas aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas como Física, Química, Português, Matemática e também estudam a Língua Materna.

O Tamî'kan, que na língua Macuxi quer dizer "sete estrelas", busca formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério.

É realizado a partir dos princípios da Educação Indígena, com respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural.


SEXTA CULTURAL

A Sexta Cultural é um evento que já se tornou tradição no Curso Magistério Indígena Tamî'kan. É um momento em que os professores indígenas trabalham questões relacionadas à cultura e aos costumes, além de questões científicas e pedagógicas.

A Sexta Cultural será realizada no dia 30 de março e o tema a ser trabalhado nesta edição é "Construindo as práticas pedagógicas indígenas". O evento será no CEFORR durante todo o dia e é aberto à visitação do público em geral e também de estudantes.



http://www.roraimahoje.com.br/home/cidade/10141-tamikan-aula-inaugural-sera-na-proxima-segunda-feira.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.

Noticisa relacionadas