News

Funai instala Comitê Regional de Campo Grande/MS

24/02/2012

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



O Comitê Regional da Coordenação Regional de Campo Grande/MS está em pleno funcionamento. Com a participação das etnias Terena, Ofayé, Kadwéu, Guató, e com a representatividade também de indígenas que residem na área urbana de Campo Grande, o Comitê Regional acompanha e avalia os resultados da política indigenista, constituindo-se em uma instância regional de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social da Funai. A cerimônia de posse e instalação foi realizada no dia 17 de fevereiro, no auditório da Funasa em Campo Grande.

Os integrantes do Comitê têm a responsabilidade de cumprir com as atribuições estabelecidas pelo seu Regimento Interno e discutir com a comunidade as questões que serão decididas nas reuniões das plenárias. Esse trabalho deverá ajudar a coordenação regional a elaborar projetos que melhorem a vida da comunidade.

Para o Coordenador Regional da Funai de Campo Grande, Edson Fagundes, a criação do comitê se destaca pela transparência de gestão de recursos públicos e pelo compartilhamento das responsabilidades com os indígenas. "O caráter democrático e participativo do comitê coloca a Funai na vanguarda da administração pública, como instituição que se moderniza, dando, de fato, voz às comunidades indígenas e oportunizando que os mesmos ouçam, mais de perto, e compreendam o funcionamento do orgão", declara o coordenador.

Ele enfatiza que o Comitê Regional se constitui numa "importante instância de diálogo da Funai com os povos indígenas, possibilitando um canal aberto, direto dos indígenas com a instituição, o que consolida a gestão compartilhada, com os maiores interessados que são as comunidades".

Os Comitês Regionais são paritários, ou seja, metade dos membros são representantes da Funai, e a outra metade são indígenas indicados pelas etnias da região em que atua o Comitê. O número de integrantes, os critérios de divisão dos representantes indígenas entre as terras e etnias da região e o regimento interno de cada Comitê são debatidos e definidos em conjunto pela Funai e os povos indígenas envolvidos. As atribuições do Comitê são definidas pelo Regimento Interno, aprovado em plenária no mesmo dia da posse.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/02_fev/20120224_11.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source

Related news