News

Adolescente é apreendido suspeito de agredir indígena de 63 anos em MT

21/10/2011

Autor: Pollyana Araújo

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Adolescente de 16 anos bateu em idoso e levou R$ 440, segundo delegado. Crime ocorreu no município de Santa Terezinha, no interior do estado.


O juiz João Francisco Campos de Almeida, da Comarca de Vila Rica, a 1.276 quilômetros de Cuiabá, determinou a apreenção de um adolescente de 16 anos suspeito de agredir um índio, de 63 anos, da etnia Carajá para roubá-lo. O crime ocorreu no município de Santa Terezinha, distante 1.329 km da capital, na terça-feira (18), e foi presenciado por quatro testemunhas, como informou o delegado da Polícia Civil da região, Vitor Domingues Chab.

O delegado afirmou que as testemunhas relataram durante depoimento que o indígena havia saído de um bar na garupa de uma bicicleta conduzida pelo menor que teria se aproveitado que a vítima estava embriagada, bem como da idade avançada dela. "No caminho, o adolescente bateu no índio com socos e chutes e roubou R$ 440 dele", disse Vitor Chab ao G1.

Segundo ele, a vítima teve vários ferimentos na cabeça e foi levado ao pronto-atendimento de uma unidade de saúde do município. Foi medicado e no dia seguinte retornou para a aldeia onde mora. Já o menor está detido na cadeia pública de Vila Rica em uma cela reservada aos menores infratores.

Após a abertura do inquérito, o delegado ouviu dois índios, também da tribo Carajá, dois conselheiros tutelares que acompanharam o suspeito, além da própria vítima. E, depois disso, pediu a apreensão do garoto que já havia praticado outros roubos e furtos na região, conforme o delegado.


http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/10/adolescente-e-apreendido-suspeito-de-agredir-indigena-de-63-anos-em-mt.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source